Seguidores

Conselhos aos Maridos


COMO LUTAR PELA RESTAURAÇÃO DO MEU CASAMENTO?

Existem publicadas diversas matérias, palestras e ministrações incentivando e estimulando as pessoas a lutarem por seus casamentos. No entanto, estes mesmos artigos pouco esclarecem sobre o que na prática deve ser feito. Aí surgem inúmeras perguntas sem respostas. Talvez você também já tenha se perguntado O QUE FAZER?

Vamos conversar sobre algumas possibilidades e você analisa quais se encaixam com a sua fé:

- Em primeiro lugar é preciso reconhecer que pelas suas forças e sabedoria humana você não tem condições de vencer o mal que sobreveio sobre seu casamento, afinal, se você pudesse resolver tudo sozinho ou se suas estratégias fossem boas vocês não teriam chegado onde chegaram;

- Isso não significa admitir que é fracassado, mas admitir que Deus sabe mais do que cada um de nós e seguindo a orientação Dele é impossível não conquistar a vitória;

- Reconhecer e aceitar que você necessita de Deus e buscar ajuda Dele para realmente vencer esta batalha;

COLOCANDO A FÉ EM AÇÃO:

- Se você não pertence a nenhuma igreja é hora de procurar e estar debaixo de uma cobertura espiritual para receber palavra, apoio e orientação para lutar contra o mal que quer destruir sua família;

- Se você já serve a Jesus, Glória a Deus! Procure na sua igreja pessoas que enfrentaram problemas semelhantes e já venceram para que te ajudem nesta caminhada;

- Se na sua igreja as pessoas são motivadas a se conformar e esperar para ver se um dia Deus faz alguma coisa e nada acontece isso é um problema sério. Como você pode esperar por um milagre num lugar onde milagres não acontecem? Como você pode crer que Deus cura se há pessoas há anos com os mesmos problemas? Como você pode crer que Deus restaura um casamento se há casais que chegaram na igreja com problemas e continuam com mesmos problemas e às vezes até piores?

- Existem milhares de pessoas enchendo os bancos das igrejas vivendo os mesmos problemas há anos. Há aqueles que são os responsáveis porque não fazem nada, buscam pela mudança do outro e esquecem que eles precisam também de transformação. São visitantes há anos, e por outro lado há igrejas que fazem muito barulho mas nada acontece na vida de ninguém;

- Procure servir a Deus num lugar onde realmente a palavra Dele seja pregada e se cumpra. Se Deus diz que cura, transforma e até ressuscita mortos e você diz que o serve então sua vida deve refletir isso e os milagres precisam acontecer.

USANDO A FÉ INTELIGENTE:

- Quantas palavras e ministrações você já ouviu? Quantas realmente colocou em prática?

- Muitas vezes as pessoas ouvem o que devem fazer, mas não fazem. Colocam obstáculos e impedimentos e aí não vivem a promessa;

- Seja sábio(a). Não busque orientação de alguém ou de um pastor se você não está interessado em obedecer. Pois uma vez que você sabe o que deve fazer e não faz, ou faz ao contrário, será você mesmo que terá que conviver com as conseqüências da dureza e rebeldia do seu coração;

- Oração e jejum são as armas do filho de Deus para lutar contra o inimigo, então se coloque na presença Dele e o busque incessantemente até receber a resposta;

- Não desanime. A guerra não é fácil, mas fica pior se você se recusar a lutar. Só alcança vitória quem luta, não quem fica se recusando a entrar na luta;

- Não deixe a ansiedade tomar conta do seu coração. Não se precipite também;

- Famílias restauradas são formadas em primeiro lugar por pessoas curadas, então quando enfrentar por uma crise, não esperneie como uma criança dizendo que Deus é o culpado. Olhe para a sua vida e veja como você contribuiu para esta situação e como pode cooperar com Deus e também ser curado. Assim como você não pode fazer a parte Dele, Deus também não fará a sua parte;

- Lembre-se: : Não importa ter roupa de soldado, aparência de soldado e falar como soldado se na hora da luta você recua. Não adianta dizer que serve a Deus, e na hora das adversidades se voltar contra Ele ou contra as pessoas. Nossa revolta deve ser contra os problemas não contra Deus ou as pessoas.

Deus é contigo e Ele é sempre maior que o problema.

Creia Deus pode e vai restaurar seu casamento.

Não desista dos seus sonhos!



           

POR QUE A IMORALIDADE SEXUAL É TÃO GRAVE?

Porque o ato sexual fora do matrimônio sempre fere e prejudica alguém. É uma afronta a Deus, por mostrar que preferimos fazer nossos desejos segundos nossos próprios métodos e não de acordo com a Sua Palavra, ou, ainda, por querermos satisfazê-los, imediatamente, em vez de esperarmos pelo tempo determinado pelo Senhor. Fere os outros porque transgride o compromisso tão necessário a um relacionamento. Ele nos fere porque muitas vezes traz doenças ao nosso corpo e afeta prejudicialmente a nossa personalidade.

A IMORALIDADE SEXUAL EXERCE UM TREMENDO PODER NA DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA, DA IGREJA E DA COMUNIDADE, porque destrói a integridade sobre a qual esses relacionamentos são construídos. Deus quer evitar que as pessoas machuquem a si próprias ou às outras; portanto, não devemos ter qualquer participação na imoralidade sexual, mesmo que ela seja aceita por nossa cultura.

Em Apocalipse 2:20 diz:
"Porém tenho contra vocês uma coisa: é que toleram Jezabel, aquela mulher que é profetista. Ela leva os meus servos para o mau caminho, ensinando-os a cometer imoralidade sexual e a comerem alimentos que foram oferecidos aos ídolos."

Na Igreja em Tiatira, uma mulher estava ensinando que a imoralidade não representava um assunto grave para os crentes. Seu nome pode ter sido Jezabel, ou Jesus pode ter usado esse nome (comparando-a a ímpia rainha do Reino do Norte, nos dias do profeta Elias), para simbolizar a espécie de pecado de que ela estava promovendo. Jezabel era esposa do rei Acabe de Israel, e foi considerada a mulher mais ímpia que jamais vivera em Israel.

           

Em Cântico dos Cânticos, ou Cantares 5:4 diz:
"O meu amor passou a mão pela abertura da porta, e o meu coração estremeceu."

É inevitável que, com o passar do tempo e o crescimento da intimidade, um casamento comece perder a vivacidade inicial. Olhares e toques não produzem mais a mesma reação emocional. Os conflitos e as pressões podem chegar, ocasionando a perda da ternura. O mundo não é um porto para amantes; na verdade, as pressões eternas muitas vezes agem contra o relacionamento conjugal. Mas eles podem aprender a ser um porto um para o outro. Se a intimidade e a paixão diminuírem, lembre-se de que podem ser renovadas e restauradas. Tenham tempo para recordar o compromisso que você assumiu, as primeiras emoções, a excitação e o vigor de seu cônjuge. Quando você mantém o foco nos pontos positivos, o resultado poderá ser a reconciliação e a renovação.

Algumas vezes a convivência faz com que nos esqueçamos dos irresistíveis sentimentos de amor e felicidade que compartilhamos no início. Muitos casamentos podem ser renovados se os cônjuges empenharem-se continuamente nisso, dizendo um ao outro palavras encorajadoras, dando presentes inesperados, fazendo uma mudança de ritmo, seja com um telefonema, uma mensagem inesperada, ou mesmo evitando a discussão de algum problema até o momento mais adequado. Os cônjuges precisam oferecer um ao outro o refúgio e o renovo que o restante do mundo normalmente não oferece.

Você traz renovação a seu cônjuge ou é um fardo de reclamações, tristezas e problemas?

"Você é a fonte do meu jardim, a corrente de água doce... (Cântico dos Cânticos, ou Cantares 4:15)

           

CIÚMES

Esse sentimento faz um mal terrível, é como se a pessoa quisesse torturar a si mesma. Diz a Bíblia:
"Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência." (1 Coríntios 13:4-7)

Não arder em ciúmes significa dizer que não faz sofrer; o ciúmes só serve para destruir a união do casal, como também a amizade entre as pessoas. Embora seja considerado um mal, há quem diga que o ciúmes não é nocivo. Estão enganados os que pensam assim; eles acabam se destruindo e, às vezes, até atingem as pessoas ao seu redor. Portanto ame, confie; afinal, uma relação com a plena confiança entre as partes é bem mais sólida. E com um bom "alicerce", consequentemente dura mais, muito mais - até que a morte os separe!
Tenho ouvido falar que muitos têm matado por ciúmes; assim, algo que provoca a morte não pode ser bom. Não resta dúvidas, portanto, que o ciúmes é um sentimento malévolo. O ciúmes não prova, de maneira alguma, o amor que você sente pela pessoa. A confiança sim, prova! Quem confia ama, e quem ama confia. O amor nunca acaba, e o ciumento jamais fica tranquilo porque estará sempre preocupado com coisas que o perturbam e que destroem não somente a sua vida, mas também a de seu companheiro.
Se você tem dúvidas, procure tirá-las da melhor maneira possível. Pois a dúvida não é de Deus, e só vai corroer e fazer você sofrer.

Quando Caim matou Abel, o fez envenenado pelo ciúme. Ao longo da história da humanidade o ciúme tem destruído lares, rompido com amizades, acabado com laços familiares, e invariavelmente não tem sido tratado com a devida atenção. O ciumento duvida de tudo e de todos, exaspera-se, o ciumento tem medo de perder.
As pessoas ciumentas são como todos nós, nossos vizinhos e parentes, talvez com uma diferença: sofrem e muito pelos seus comportamentos e atitudes.

São maridos com comportamentos bruscamente alterados em relação à esposa, após o nascimento do primeiro filho. São esposas que não suportam ver o sucesso de seus maridos; mães que agem com as suas filhas, como se elas fossem suas inimigas, ou são irmãos que passam a vida se digladiando e disputando a atenção dos seus pais a qualquer preço.
São homens e mulheres possessivos que se agridem, se destroçam e até se matam, tudo por causa do ciúme. O ciúme oprime, constrange, avilta, maltrata, exaspera. O ciumento tem medo de perder. A ação à sua atitude é o choro e a autocomiseração. Por vezes o ciumento fica cego e não consegue ouvir a voz da razão. Chora, pede perdão e torna a fazer de novo, e pior.
E invariavelmente o ciumento tem baixa-estima, e julga-se ultrajado, desprezado e é extremamente possessivo. Ao se relacionar no casamento, com o seu cônjuge ele o tem como sua propriedade exclusiva e invariavelmente torna a vida em comum um suplicio e um tormento para ambos.

É comum o cônjuge do ciumento passar a vida toda justificando o que não fez, e somente o faz para ter ou obter um pouco de paz, e pensa que no dia seguinte tudo vai voltar ao normal. Grande engano. Novamente o ciúme vai eclodir tornando tudo áspero e obscuro. Quantas vezes tantos são acusados sem nada ter feito, ou condenados sem culpa alguma? Sofrem muito, tudo por causa dos ciúmes. E vivem assim. Infelizes.
O ciumento precisa ser responsabilizado pelas suas atitudes. Precisa saber que o ciúme é pecado e como tal deve ser tratado. Nada difere o ciúme da mentira. Ambos são abomináveis.

Muitas vezes o ciúme é tratado como desvio de personalidade e o ciumento como um coitado. Muitos terapeutas e conselheiros tratam o ciúme com lições de casa, tarefas, deixando de lado as suas conseqüências, como se elas fossem meras casualidades. O ciumento exige, suspeita, e diz que os seus sentimentos dolorosos são as exigências de um amor inquieto, e o seu desejo é o de apoderar-se do outro em todos os aspectos.
O ciumento vai sempre suspeitar do outro, vai sempre achar que o outro é infiel, mesmo que não seja. Por conta disto vai vigiar, revistar bolsos, escutar conversas, vasculhar agendas, rediscar o último número chamado no telefone, olhar para onde o outro olha, vai fazer de tudo para "descobrir" uma infidelidade. Não importa. Aliás, nada importa ao ciumento.
No convívio com o ciumento uma coisa é certa: o ciúme vai explodir, mais hora menos hora. O ciúme não respeita nada, ele vai de mal a pior. E nos nossos púlpitos, como o ciúme é tratado?

Ele simplesmente não é tratado. Logicamente há as exceções. E vai corroendo como um câncer que tal carcinoma vai transformar-se numa mortal e devastadora metástase. Nada pode detê-lo. O exemplo é forte? Pois é tudo isto e muito mais o ciúme. Mesmo porque muitos dos nossos pastores padecem com o problema e não sabem como tratar o assunto.
Quantas vezes o ciúme leva a morte, pois o ciumento é despeitado, invejoso, e por causa disto tem medo e receio de perder alguma coisa. E por conta disto põe tudo a perder. Você deve estar se perguntando o que fazer? Certamente a Bíblia tem as respostas necessárias para tratar o problema.

I João 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". Aí esta o segredo de como tratar o ciúme e conseqüentemente o ciumento: tratar o ciúme como pecado e todo pecado deve necessariamente ser confessado. Que assim seja!

Deus os abençoe por limpar seu coração para viver em paz!
Leia mais uma vez com muita atenção:

"Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência." (1 Coríntios 13:4-7)

           

RECOMENDAÇÕES DE DEUS PARA O MARIDO

Se você é um marido que deseja fazer feliz sua esposa e agradar a Deus, preste atenção nestas recomendações:

1– Ame sua esposa verdadeiramente. O apóstolo Paulo interessado no bem-estar dos casais fez uma recomendação muito sérias aos maridos, especialmente aos maridos cristãos: “Maridos, ame cada um a sua mulher”. Esse amor, segundo Paulo, deveria ser o do mesmo tipo de Cristo, “como Cristo amou a igreja” e da mesma maneira que o marido ama seu próprio corpo (Ef 5.25, 28). Como os maridos cristãos podem verificar que estão amando de fato suas esposas? Paulo dá algumas dicas: Em primeiro lugar, um marido ama sua esposa quando se dá por inteiro ao casamento. Foi isso que Cristo fez por nós. Em segundo lugar, um marido está amando de fato sua esposa, quando procura sua santificação (Ef 5.26,27). Um marido cristão, por exemplo, não leva pornografia para o leito conjugal, não ínsita sua esposa a se afastar de Deus.Em terceiro lugar, um marido ama sua esposa quando procura o seu bem-estar em todos os aspectos: físico, emocional, social e espiritual. Leia Efésios 5.29. Você, sendo um marido cristão, cuida da sua esposa da mesma maneira que cuida do seu corpo? Você alimenta, ou satisfaz as necessidades emocionais de sua esposa. Um marido que ama, alimenta a esposa, não somente do ponto de vista físico, mas emocional, social e espiritual. Um marido que deseja agradar a Deus nesse papel no lar, há de ser um marido que está sempre cuidando de sua esposa. Não somente quando está com uma enfermidade física, mas também da alma, das emoções. Há um ditado que diz: “quem ama cuida”. Olhe para si próprio e pergunte a si mesmo se você está fazendo isso no seu casamento. Faça esse inventário conjugal e procure amar sua esposa. Amar é uma decisão, um verbo a ser cultivado todos os dias da vida conjugal. Se pararmos de conjugá-lo, com certeza, iremos diminuir a intensidade do amor para com aquela que Deus nos deu para vivermos todos os dias de nossa existência.
2– Marido, priorize, nas suas relações sociais, o seu casamento. Esse é um dever importante. Foi por isso que Paulo escreveu Efésios 5.31. Lembre, marido: Depois do seu relacionamento com Deus, o relacionamento mais importante não é com sua mãe, pai e amigo, é com sua esposa. Muitos casamentos naufragam porque os cônjuges não priorizam, nos relacionamentos sociais, o relacionamento conjugal.
3– Marido, lidere sua esposa em amor. O apóstolo Paulo afirma que o marido é o cabeça da mulher (Ef. 5.23). Embora seja um texto rejeitado por muitos hoje, é bíblico. Liderar a esposa em amor significa que os maridos não serão, de forma alguma, déspotas, tiranos. Quando um marido cristão assume essa responsabilidade, cultiva na relação conjugal espaço para o diálogo, para ouvir a esposa e aceitar suas ponderações. Essa afirmação nos liga ao ponto seguinte.
4– Marido, viva com entendimento com sua esposa. Foi isso que o apóstolo Pedro, que era casado, recomendou em 1 Pedro 3.7. Para um marido viver com entendimento com sua esposa é preciso compreendê-la como pessoa, como mulher. Compreender suas necessidades. Ouví-la sempre. Alguém já disse que Deus deu à mulher uma anteninha que ao homem não foi dada. A mulher tem, muitas vezes, uma visão de uma situação que o homem não tem.
5- Marido, valorize sua esposa. O apóstolo Pedro usa a expressão “com honra” (1Pd 3.7). Você, sabe, marido, o que é honrar? Honrar é valorizar, enaltecer. Um marido que ama a esposa está sempre expressando a si mesma, perante os filhos, parentes e amigos, o quanto ela é importante. Está sempre a cobrindo de elogios. Sempre enaltecendo os seus feitos.
6– Marido, trate sua esposa com delicadeza. É o apóstolo Paulo quem diz mais uma vez aos maridos que não devem tratar suas esposas com amargura (Cl. 3.19). Não tratar com amargura significa ser cortês, bondoso e gentil. Suas palavras e gestos devem proporcionar à esposa o sentimento de que é amada. Você, marido cristão, se dirige á sua esposa com delicadeza ou é áspero em suas palavras? Você é um cavalheiro para com sua esposa? Paulo escreveu essas palavras porque no seu tempo, na cultura grega, a mulher era tratada sem nenhum respeito ou consideração. O cristianismo veio impor uma nova conduta no relacionamento conjugal.
7– Marido, satisfaça sua esposa sexualmente. Leia o que Paulo escreveu em 1 Coríntios 7.3. O que o apóstolo quis dizer quando usou a expressão “deveres conjugais”? Isso mesmo. A idéia é de que o marido não deve ser egoísta quando se trata de prazer sexual. Um marido que deseja obedecer as recomendações bíblica está atento e procura, dentro dos limites do respeito e da ética cristã da sexualidade, satisfazer a mulher sexualmente. Toda esposa tem direito ao prazer sexual, ao orgasmo, à felicidade no leito conjugal.
8– Marido, agrade sua esposa. Se você se casou, saiba que um dos deveres do marido é agradar à esposa (1 Co 7. 32,33). Caso contrário, então permanecesse solteiro! Agora que está casado, procure agradar a Deus, em primeiro lugar. Um das maneiras de agradá-Lo é agradando sua esposa.

           

Em Mateus 5:27-28 diz:
"Você ouviram o que foi dito: "Não cometa adultério." Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração."

Jesus disse que o desejo de ter relações sexuais com outro, que não seja o cônjuge, é considerado por Deus adultério, portanto, é um pecado. Jesus enfatizou que se o ato de adulterar é errado, a intenção também é. Ser fiel ao cônjuge com o corpo, mas não com o pensamento, é quebrar a confiança que é tão vital para um casamento forte. Jesus não condenou o natural interesse pelo sexo oposto ou mesmo o desejo sexual saudável, e sim tornar a mente, deliberada e repetidamente, repleta de fantasias malignas, que poderiam vir a ser colocadas em prática.

Alguns podem cogitar: se os pensamentos luxuriosos já constituem pecado, por que a pessoa não deve ir em frente e transformar as fantasias em realidade? Colocar em prática os desejos pecaminosos é uma atitude prejudicial por vários motivos: (1) faz com que as pessoas procurem desculpas para seus pecados, ao invés de pararem de pecar; (2) destrói os casamentos; (3) é uma rebelião deliberada contra a Palavra de Deus; (4) sempre magoa outra pessoa além do pecador.

As ações pecaminosas são mais perigosas do que os desejos pecaminosos, por isso estes não devem ser colocados em prática. Mas tais desejos pecaminosos também são prejudiciais à obediência a Deus. Se não forem reprimidos, resultarão em atitudes erradas, desviarão as pessoas de Deus.

           

Em Provérbios 2:16-17 diz:
"Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras - a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido."

Dois dos pecados mais difíceis de resistir são o Orgulho e a Imoralidade Sexual. Ambos são atraentes. O orgulho diz "Eu mereço isto"; o desejo sexual diz "Eu preciso disto". A COMBINAÇÃO DESTES DOIS APELOS É MORTAL.

Salomão disse que só podemos superá-los com o poder de Deus. O Orgulho se apodera de uma Mente Vazia; a Tentação Sexual, do Coração Vazio. Olhando para Deus, podemos preencher nossa mente com sua sabedoria e nosso coração com seu amor. Não se engane, lembre-se daquilo que Deus disse sobre quem você é e quem deveria ser.


"Não seja tentado pela sua beleza, nem caia na armadilha de seus olhos tentadores." (Provérbios 6:25)
Quando uma pessoa se sente atraído por alguém, seu pensamento e seus desejos podem levá-la a pecar. Devemos pedir a Deus que nos ajude a mudar nossos desejos inadequados para que não caiamos em pecado.


Peça-lhe forças para resistir às tentações.

           

Um homem que honra a sua esposa como um membro do sexo mais frágil a protegerá, respeitará, ajudará e permanecerá com ela. Ele será sensível às necessidades dela, e a tratará com cortesia, consideração, compreensão e tato.

Se um homem não tiver consideração e respeito para com sua esposa, suas orações não serão ouvidas, porque um relacionamento vivo com Deus depende do relacionamento correto com os outros. Jesus disse que se alguém tiver um problema com um companheiro crente, antes da adoração deve procurar se entender com tal pessoa. Esse princípio faz parte das relações familiares. Se os homens usarem sua posição para maltratarem suas esposas, suas orações não serão ouvidas.

"Também você marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o vaso mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dada por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe os corações de vocês." (1 Pedro 3:7)


           

Essa é uma excelente mensagem para restauração da família e para se entregar totalmente, de coração ao Senhor Jesus Cristo..

ENCONTRO COM DEUS


http://www.youtube.com/watch?v=hal2Gpd070Q



Uma excelente pregação, mensagem sobre o casamento, muito edificante..

CASAMENTO - PAULO JUNIOR


http://www.youtube.com/watch?v=Yg517cY8MLs



Essa é uma pequena parte de uma pregação do Pr. Silas Malafaia, onde ele explica sobre apaixonar-se por Jesus.. Mas também deixa uma ótima mensagem para os casados..

PR. SILAS MALAFAIA - O QUE É PAIXÃO, O QUE É AMOR?


http://www.youtube.com/watch?v=5riV2gB-thM



Esse vídeo foi editado por mim.. É uma excelente mensagem e ensinamento aos casados.. Não deixem de ver!

MARIDOS E ESPOSAS





QUE SEJA ETERNO ENQUANTO DURE


http://www.youtube.com/watch?v=Ox3LomtV134



Eyshila - Casa de benção


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mW4C9OV-uPU





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco

Contact form generator powered by 123ContactForm.com | Report abuse